Quinta com Pinta – To-do lists (1)

Mais uma Quinta-Feira dedicada aos melhores produtos e achados por essa internet fora. Desta vez, visto que esta é a semana da Procrastinação nos Estados Unidos, resolvemos revelar-vos não 1, nem 2 mas 3 produtos fabulosos que podem ajudar a ultrapassar esse problema tão comum. E como estamos na era das tecnologias e não passamos sem o computador, esses produtos não são nem mais nem menos do que 3 websites muito práticos cujo tema central é mandar a procrastinação à fava.

O primeiro site baseia-se muito no conceito das to-do lists ou das mais caseirinhas “listas de coisas para fazer”. Pode escolher uma lista para o próprio dia, para uma semana ou mais tempo, com tantos tópicos quantos os que quiser. Lembre-se, no entanto, que o segredo está no peso e medida: não escolha mais de 3 coisas para “despachar” quer se trate de um dia ou de uma semana, tendo em conta sempre o tempo que tem disponível para o fazer.

Por exemplo, se escolher 3 coisas para fazer num dia (tirando as que já faz por sistema, obviamente), essas poderão ser:

  • 10 minutos a arrumar um dos armários do meu escritório;
  • passar a buscar o casaco que ficou a limpar a seco;
  • planear o jantar de sexta-feira.
  • Claro que se escolher 3 coisas para uma só semana, essas serão um pouco mais trabalhosas:

  • passajar aquelas meias que estão na mesinha da sala (e não são poucas);
  • fazer as contas do mês passado (tipo extracto com ganhos e gastos);
  • pesquisar na net para encontrar uma versão mais barata daquele produto que vi naquela loja e que preciso para a próxima semana (exemplo prático: lâmpadas de led para substituir as halógenas no ebay).
  • Como vê é bastante simples e sobretudo realista: nunca coloque numa lista coisas que não conseguirá fazer no prazo que se propõe. Uma lista com demasiados elementos pode também ser intimidante, mesmo que pretenda fazê-los no prazo de um mês. Se tiver que fazer uma lista com vários elementos para não se esquecer de nenhum, escreva tudo numa lista à parte, deixe em casa e traga consigo na carteira somente a lista para o dia/semana em questão.

    Boas listas!

    TADA_1

    About the Author:

    Decidida, perseverante e viciada em desafios, mãe de 3 filhotes e esposa de italiano, a Rita é também, nas horas vagas, licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, um curso que, indirectamente, a impulsionou a descobrir o mundo, ainda inexplorado, dos dispositivos médicos e da criopreservação de células estaminais, onde exerceu um papel de relevância no apoio logístico. Teve desde cedo o bichinho da organização, com a mania de querer sempre melhorar tudo e encontrar soluções para toda a gente e foi nesses dois âmbitos dos serviços médicos que começou a perceber que havia ali algum padrão reconhecível e caminho a singrar. Acabou a seguir o trilho de Professional Organizer, profissão ainda desconhecida em território português, fez formação nos Estados Unidos e tornou-se numa das POs pioneiras em Portugal, com formação certificada pela NAPO (National Association of Professional Organizers) da qual é também membro. Já andou pelo Consulado de Itália no Porto e pelo ramo imobiliário, mas é na OrganiGuru, a escrever o seu blog de ideias de organização (OrganiBlog) e a ajudar clientes a organizarem-se melhor que a Rita se sente como peixe dentro de água. Perita também na gestão de projectos e pessoal, nos seus tempos livres adora viajar e aprender novas línguas, deixar no perfil do FB as mil e uma ideias que lhe passam pela cabeça, resolver o cubo de Rubik 3x3 (quase) em apneia e aventurar-se pelo mundo da pastelaria, a sua catarse e terapia pessoal, sobretudo se envolver chocolate com 70% de sólidos de cacau. E uma cervejinha artesanal.

    Leave A Comment

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.