Segunda na Desbunda – Não tão Prático como Engraçado

Nesta Segunda na Desbunda, propomos algo que se afasta um pouco do tema da Organização Profissional, mas que se destaca pela sua excêntrica criatividade e espírito intrépido, apesar da sua funcionalidade ser pouco pragmática no dia-a-dia.

Trata-se de um conjunto de invenções japonesas ou chindogu, cuja prática esteve muito em voga no Japão nos anos 80, que tinham como único propósito a resolução de simples problemas práticos do dia-a-dia de um normal japonês, tal como a febre dos fenos na primavera ou a falta de lugares sentados num autocarro. Ao depararmo-nos com a materialização das soluções pensadas, apercebemo-nos do quão ridículo seria pôr em prática as mesmas e, apesar de o problema em si ficar resolvido, levantam-se outros de ordem social. Essa é a definição própria de um chindogu: useless and useful at the same time. Na página mostram-se alguns exemplos de chingodus!

E você? O que poderia inventar para melhorar o seu dia-a-dia ou o dia-a-dia dos outros?

Boa Segunda e Boas Invenções!

CHINDOGU_1

About the Author:

Decidida, perseverante e viciada em desafios, mãe de 3 filhotes e esposa de italiano, a Rita é também, nas horas vagas, licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, um curso que, indirectamente, a impulsionou a descobrir o mundo, ainda inexplorado, dos dispositivos médicos e da criopreservação de células estaminais, onde exerceu um papel de relevância no apoio logístico. Teve desde cedo o bichinho da organização, com a mania de querer sempre melhorar tudo e encontrar soluções para toda a gente e foi nesses dois âmbitos dos serviços médicos que começou a perceber que havia ali algum padrão reconhecível e caminho a singrar. Acabou a seguir o trilho de Professional Organizer, profissão ainda desconhecida em território português, fez formação nos Estados Unidos e tornou-se numa das POs pioneiras em Portugal, com formação certificada pela NAPO (National Association of Professional Organizers) da qual é também membro. Já andou pelo Consulado de Itália no Porto e pelo ramo imobiliário, mas é na OrganiGuru, a escrever o seu blog de ideias de organização (OrganiBlog) e a ajudar clientes a organizarem-se melhor que a Rita se sente como peixe dentro de água. Perita também na gestão de projectos e pessoal, nos seus tempos livres adora viajar e aprender novas línguas, deixar no perfil do FB as mil e uma ideias que lhe passam pela cabeça, resolver o cubo de Rubik 3x3 (quase) em apneia e aventurar-se pelo mundo da pastelaria, a sua catarse e terapia pessoal, sobretudo se envolver chocolate com 70% de sólidos de cacau. E uma cervejinha artesanal.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.