Quinta com Pinta – A Brincar, a Brincar…

Há coisas que são inevitáveis. As nuvens trazem chuva. Onde há fumo há fogo. Casa com crianças tem brinquedos. Brinquedos no quarto, na sala, na casa de banho, reproduzem-se e multiplicam-se um pouco por todo o lado à semelhança das pragas do Egipto. Como fazer para manter uma casa minimamente funcional e arrumada com tanto brinquedo? Existem muitas ideias criativas e soluções fantásticas mas hoje vinha falar-vos de mais um produto do Ikea que propõe aquilo que eu gosto de chamar “arrumação divertida”: um conjunto de caixas coloridas de várias alturas que podem fazer as vezes de gavetas se compradas juntamente com o seu armário. São as caixas TROFAST e pode comprá-las em qualquer loja Ikea. Os preços são convidativos, dado que a caixa maior custa 4 Euros e as seguintes custam ainda menos, como podem ver nas fotografias.

TROFAST1

TROFAST2

TROFAST3

Quanto à estrutura, o preço já não é tão em conta, mas pode sempre recuperar aquela estante baixinha antiga que está a ganhar pó na garagem e colocar lá estas caixas.

TROFAST4

Porquê a escolha deste artigo? Eu acredito que é possível ensinar qualquer criança a arrumar os próprios brinquedos e a mantê-los sempre arrumados, se tudo for transformado num jogo (já o dizia a Mary Poppins). Este poderá ser um jogo de cores e as caixas TROFAST são muito boas para o efeito porque os variados tamanhos permitem colocar e separar diferentes tipos de brinquedos e as cores são vivas e apelativas. É uma boa forma de criar nos nossos filhos o cuidado e o respeito pelos próprios brinquedos, ao mesmo tempo que se lançam as bases para uma disciplina e metodologia que poderão servir mais tarde para qualquer actividade que façam no futuro. Como em tudo com crianças pequenas, a inciativa terá de partir de si, do seu entusiasmo e da sua criatividade: escolha uma canção da arrumação, faça jogos de competição com prémio final ou crie um sistema de recompensas. E nestas batalhas da arrumação e organização, quantos mais aliados melhor!

Boa Quinta e Bons Jogos!

About the Author:

Decidida, perseverante e viciada em desafios, mãe de 3 filhotes e esposa de italiano, a Rita é também, nas horas vagas, licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, um curso que, indirectamente, a impulsionou a descobrir o mundo, ainda inexplorado, dos dispositivos médicos e da criopreservação de células estaminais, onde exerceu um papel de relevância no apoio logístico. Teve desde cedo o bichinho da organização, com a mania de querer sempre melhorar tudo e encontrar soluções para toda a gente e foi nesses dois âmbitos dos serviços médicos que começou a perceber que havia ali algum padrão reconhecível e caminho a singrar. Acabou a seguir o trilho de Professional Organizer, profissão ainda desconhecida em território português, fez formação nos Estados Unidos e tornou-se numa das POs pioneiras em Portugal, com formação certificada pela NAPO (National Association of Professional Organizers) da qual é também membro. Já andou pelo Consulado de Itália no Porto e pelo ramo imobiliário, mas é na OrganiGuru, a escrever o seu blog de ideias de organização (OrganiBlog) e a ajudar clientes a organizarem-se melhor que a Rita se sente como peixe dentro de água. Perita também na gestão de projectos e pessoal, nos seus tempos livres adora viajar e aprender novas línguas, deixar no perfil do FB as mil e uma ideias que lhe passam pela cabeça, resolver o cubo de Rubik 3x3 (quase) em apneia e aventurar-se pelo mundo da pastelaria, a sua catarse e terapia pessoal, sobretudo se envolver chocolate com 70% de sólidos de cacau. E uma cervejinha artesanal.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.