Quinta com Pinta – Cozinhando Soluções (4)

Hoje, para terminar de vez a rubrica das gavetas de cozinha, apresentamos mais 6 soluções para gavetas, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. Comecemos:

Solução 1 – Gavetas por camadas

Esta solução é bastante prática para quem tem gavetas com alturas grandes e muitos utensílios com peças pequenas para guardar. É uma boa solução para utilizar com os tabuleiros separadores de gavetas de que falámos na semana passada.

SOL1

Vantagens: todo o espaço da gaveta é aproveitado e é uma óptima solução para cozinhas com falta de espaço ou com poucas gavetas de utensílios.

Desvantagens: não é tão prático, nem tão acessível para um uso frequente e torna-se mais difícil de manter arrumado e limpo.

Solução 2 – Dispensadores de pratos

Uma solução muito em voga que permite deixar os pratos de comer, de sobremesa, de sopa e de fruta devidamente compartimentados e prontos a retirar da gaveta. Uma solução para gavetas altas e na parte médio-inferior do armário.

SOL2

Vantagens: é sem dúvida a melhor solução para quem usa muitos pratos com muita frequência (famílias numerosas ou com visitas frequentes). Visto ser tudo amovível, com muita facilidade se faz uma limpeza rápida e os próprios acessórios permitem na maioria das vezes a lavagem na máquina.

Desvantagens: se realmente não houver um uso tão frequente das loiças ou o número de pratos for inferior, este tipo de acessórios acaba por se tornar num empecilho e num aborrecimento desnecessário.

Solução 3 – Separadores de consumíveis

Esta é uma boa solução que permite um rápido acesso a massas, condimentos, molhos, conservas e outros produtos ao abrir a gaveta e mantendo-os no seu lugar.

SOL3

Vantagens: muito vantajoso para quem não tem dispensa à disposição e precisa de guardar os consumíveis num lugar acessível e prático, preferencialmente junto à zona de preparação.

Desvantagens: se não usar etiquetas e separar por categorias, a gaveta pode facilmente tornar-se num pequeno caos de nutrimentos, sobretudo se tiver crianças pequenas com curiosidades aguçadas e unhas por cortar. A limpeza deste tipo de gavetas também não é algo fácil porque precisará de retirar tudo para fora para o efeito.

Solução 4 – Gaveta vertical

A gaveta vertical permite guardar talheres ou utensílios de cozinha na vertical ao contrário das tradicionais soluções horizontais.

SOL4

Vantagens: o armazenamento de talheres e utensílios é mais rápido e mais fácil se quiser pôr os seus filhos a arrumá-los. Se devidamente acondicionados e com a devida ventilação em baixo, sobretudo no caso das facas com cabo, pode ser uma boa solução que evite acumulação de humidades.

Desvantagens: a identificação de talheres e utensílios pode ser um pequeno desafio, pelo menos para o início. Esta solução pode ser só implementada com gavetas altas e acaba por roubar espaço numa cozinha pequena. Também aqui a limpeza não é um dos seus fortes, a não ser que cada suporte vertical seja amovível e em plástico resistente lavável à máquina.

Solução 5 – Aproveitamento de banca

Gosto muito desta solução porque permite realmente aproveitar aqueles espaços que à partida pareciam inevitavelmente causas perdidas.

10390075_1095400713808028_6457615141179854613_n

Vantagens: numa cozinha pequena ou mesmo em qualquer cozinha, o segredo está por vezes na forma de repensar e organizar os espaços, sendo este um bom exemplo de como um espaço de rotina se pode transformar num depósito de esponjas, produtos e consumíveis a usar numa banca. Fabulosa e universal.

Desvantagens: praticamente nenhumas. Pequena menção à acumulação de humidades, dependendo da concepção, da manutenção e dos materiais usados na construção da gaveta.

Solução 6 – Gaveta de Facas

Finalmente, esta curiosa gaveta de facas é uma divertida forma de libertar espaço no balcão e esconder objectos cortantes da vista das crianças.

SOL6

Vantagens: para além de libertar espaço de balcão, esta gaveta, devidamente posicionada perto da bancada onde as irá utilizar é um poderoso aliado das suas sendas gastronómicas. A limpeza não será nenhum bicho de sete cabeças, visto haver no mercado várias soluções que a permitem fazer num ápice.

Desvantagens: pode ser algo difícil de obter numa cozinha com pouco espaço e configuração clássica. Se estiver num sítio de muito destaque e não tiver forma de a fechar, pode ser um acesso demasiado fácil para crianças pequenas.

E com esta última solução fechamos o nosso ciclo de soluções para gavetas de cozinha!

Boa Quinta e Bons Cozinhados!

About the Author:

Decidida, perseverante e viciada em desafios, mãe de 3 filhotes e esposa de italiano, a Rita é também, nas horas vagas, licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, um curso que, indirectamente, a impulsionou a descobrir o mundo, ainda inexplorado, dos dispositivos médicos e da criopreservação de células estaminais, onde exerceu um papel de relevância no apoio logístico. Teve desde cedo o bichinho da organização, com a mania de querer sempre melhorar tudo e encontrar soluções para toda a gente e foi nesses dois âmbitos dos serviços médicos que começou a perceber que havia ali algum padrão reconhecível e caminho a singrar. Acabou a seguir o trilho de Professional Organizer, profissão ainda desconhecida em território português, fez formação nos Estados Unidos e tornou-se numa das POs pioneiras em Portugal, com formação certificada pela NAPO (National Association of Professional Organizers) da qual é também membro. Já andou pelo Consulado de Itália no Porto e pelo ramo imobiliário, mas é na OrganiGuru, a escrever o seu blog de ideias de organização (OrganiBlog) e a ajudar clientes a organizarem-se melhor que a Rita se sente como peixe dentro de água. Perita também na gestão de projectos e pessoal, nos seus tempos livres adora viajar e aprender novas línguas, deixar no perfil do FB as mil e uma ideias que lhe passam pela cabeça, resolver o cubo de Rubik 3x3 (quase) em apneia e aventurar-se pelo mundo da pastelaria, a sua catarse e terapia pessoal, sobretudo se envolver chocolate com 70% de sólidos de cacau. E uma cervejinha artesanal.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.