Pois é…. Carteira de Senhora….

Quantas vezes se viu na dolorosa tarefa de revirar a carteira à procura do cartão bancário para fazer o pagamento? Ou quando o telemóvel toca e não conseguimos descobrir em que canto da carteira se enfiou?

E no processo, ao retirar a tralha que temos na carteira e que nos está a impedir de chegar ao objecto pretendido acabamos por deixar cair aquele penso higiénico ou aquele tampão que metemos à pressa na carteira antes de sair de casa naqueles dias do mês?

Se se viu identificada por uma destas situações então está na altura de parar e organizar a carteira!

1- Comece por esvaziar todo o conteúdo da carteira, por completo – para tal precisa de uma superfície plana, limpa e acessível;

handbagjcrewmarissa

 

2- Limpe escrupulosamente a sua carteira, sem esquecer bolsos, separadores e outros cantinhos que adoram acumular pó, areia e outras substâncias que nunca pensaria encontrar numa carteira – se tiver filhos é provável que essas substâncias aumentem exponencialmente;

3- Respire fundo, já falta pouco – uma musiquinha ajuda;

4- Comece por separar o conteúdo da carteira em 3 partes: o que quer manter dentro da carteira, o que não quer manter mas não pode deitar fora (todos aqueles objectos que um dia colocou na carteira por achar que iria precisar dos mesmos mas que afinal se tornarão uma redundância) e o que é claramente lixo (normalmente recibos que não pretende guardar, embalagens vazias de barras de cereais, etc);

 

day_six___the_contents_of_your_purse_by_fortheloveofblueeyes-d575b7t

 

5- Deite fora de imediato o montinho do que é claramente lixo (lembre-se de reciclar): soube bem não soube?

6- Guarde também nos sítios certos tudo o que vai guardar em casa – não adie porque mais tarde vai acumular e será uma tarefa muito mais difícil;

7- Agora concentre-se no que vai levar consigo – fica aqui uma sugestão:

-cartões bancários (só os que usa com frequência);

-cartões de descontos (só os que usa com frequência);

-cartão de cidadão;

-carta de condução:

-recibos para trocas;

-cupões de descontos:

-telemóvel;

-bloco de notas;

-caneta;

-porta-moedas;

-bateria para carregar o telemóvel e respectivo cabo;

-bilhete de transportes recarregável (“andante”);

-uma pequena pastinha A6 com os documentos que precisa naquele dia específico;

-estojo com óculos de sol;

-pequena bolsinha com produtos de primeira necessidade (pensos higiénicos/diários, tampões, colírio, analgésico, batom, lenços de papel, pastilhas para o mau hálito, etc).

8- Cada item mencionado terá um sítio específico que dependerá do uso que lhe dá: convém que os cartões, o telemóvel, os cupões e o porta-moedas pelo menos tenham sítios bem acessíveis visto serem os objectos que usará com mais frequência – ficam aqui algumas sugestões visuais para guardar cada item:

40-Cards-Women-s-Credit-Card-Holder-ID-Card-Pouch-Wallet-Purse-Organizer-Items-Gear-Stuff

Organizador de cartões: prático, acessível e bem visível

p351235b

Este porta-moedas é fantástico! Acabaram-se os trocos soltos na carteira!

51NW7jFJ8LL

Carteirinha de cupões: organizados por data e por categoria!

Tiger-DL-envelope-Plastic-Stud-Document-Wallet-Folders

Para os documentos que precisa, estas pastas são bem práticas e fáceis de usar!

il_fullxfull.814355952_duqw

Acabaram-se os pensos e os tampões a “navegar” pela sua carteira!

9- O uso de organizadores de carteira facilita muito o seu trabalho, sobretudo para carteias que não têm nenhum bolso nem divisão – assim poderá pegar no organizador e passar de uma carteira para a outra, sem problemas;

71GgAVS-axL._UL1500_

 

10- O copinho de vinho branco caía agora muito bem, não acha? E se tiver um quadradinho de chocolate preto por perto melhor ainda…

Agora que tem a sua carteira bem organizada que tal tirar umas fotos bem focadas ao seu interior? Assim terá um lembrete visual de como a sua carteira deverá estar, sempre.

Lembre-se de rever o interior da sua carteira todos os dias e de fazer esta revisão geral uma vez por mês. Perca um pouco de tempo de cada vez que usar um dos objectos que traz consigo para o colocar sempre no seu sítio. Faça disso o seu exercício mental, o seu mantra.

Uma das coisas que faço sempre que vou às compras, mal me enfio no carro, para além de abrir aquela maravilhosa barra de chocolate Lindt 85% de sólidos de cacau, é olhar para dentro da carteira, pôr os recibos no sítio, separá-los dos descontos (tenho uma separador do meu organizador de carteira só para descontos e outro para recibos), colocar os cartões no seu sítio e deixar o telemóvel bem visível, no topo da carteira.

Poderá perder 5 minutos nesta tarefa, mas são 5 minutos que perde sozinha no carro e não em frente à senhora da caixa no supermercado, stressada, à procura do cartão ou das moedas para pagar as compras, com os seus filhos a puxar pelo seu braço a pedir para ir à casa de banho, enquanto se forma uma fila de pessoas mal humoradas atrás de si que de repente ganharam um novo e acrescido interesse pelos conteúdos da sua carteira, até que há um pelo meio que diz:

“Pois é… carteira de senhora…”

Boas organizações!

About the Author:

Decidida, perseverante e viciada em desafios, mãe de 3 filhotes e esposa de italiano, a Rita é também, nas horas vagas, licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, um curso que, indirectamente, a impulsionou a descobrir o mundo, ainda inexplorado, dos dispositivos médicos e da criopreservação de células estaminais, onde exerceu um papel de relevância no apoio logístico. Teve desde cedo o bichinho da organização, com a mania de querer sempre melhorar tudo e encontrar soluções para toda a gente e foi nesses dois âmbitos dos serviços médicos que começou a perceber que havia ali algum padrão reconhecível e caminho a singrar. Acabou a seguir o trilho de Professional Organizer, profissão ainda desconhecida em território português, fez formação nos Estados Unidos e tornou-se numa das POs pioneiras em Portugal, com formação certificada pela NAPO (National Association of Professional Organizers) da qual é também membro. Já andou pelo Consulado de Itália no Porto e pelo ramo imobiliário, mas é na OrganiGuru, a escrever o seu blog de ideias de organização (OrganiBlog) e a ajudar clientes a organizarem-se melhor que a Rita se sente como peixe dentro de água. Perita também na gestão de projectos e pessoal, nos seus tempos livres adora viajar e aprender novas línguas, deixar no perfil do FB as mil e uma ideias que lhe passam pela cabeça, resolver o cubo de Rubik 3x3 (quase) em apneia e aventurar-se pelo mundo da pastelaria, a sua catarse e terapia pessoal, sobretudo se envolver chocolate com 70% de sólidos de cacau. E uma cervejinha artesanal.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.