No início de mais uma primavera, é quase impossível passar ao lado das transformações que ocorrem à nossa volta. A vontade de nos enfiarmos num escritório debruçados sobre a nossa secretária diminui e sentimo-nos constantemente chamados a participar e a partilhar essa natureza maravilhosa que cresce a olhos vistos e embeleza-se de aromas, cores e sensações.
Uma natureza que nos dá tanto e que recebe tão pouco de nós, todos os dias, mas cabe a nós essa transformação das nossas atitudes ao sabor dos solavancos próprios da estação.
Nesta Quarta Farta lançamos um desafio a todos aqueles a não passa despercebido este chamamento. Chamemos-lhe o desafio dos 10 Res e em cada Quarta falaremos de 2 deles. Aqui estão os 2 Res desta semana:
0. Respeitar
Todas as relações começam com o respeito. Sem este sentimento de mútuo entendimento e devoção sacramental nada se constrói e nada evolui. A nossa relação com o ambiente deve ter por base esse alicerce essencial. Afinal de contas é graças à natureza que nós sobrevivemos e nutre por nós um profundo respeito como seres pertencentes a um ciclo, porque não responder com o mesmo respeito?
1. Reciclar
Comecemos pelo mais básico dos verbos. Hoje em dia é quase um crime moral não separar o próprio lixo. Não vou aqui repetir os rios de palavras já pronunciadas sobre o assunto. Separe os plásticos, os vidros, o cartão e o metal e siga as cores correspondentes para isso. Crie um horário para esvaziar os caixotes de sua casa, faça uma tabela de divisão de tarefas, discuta soluções e sugira as transformações necessárias no condomínio para que a reciclagem possa ser algo tão vital como o uso do elevador ou a limpeza semanal das escadas. Lembre-se que também pode reciclar:
Último conselho: sempre que possível e se tem familiares ou amigos que façam aproveitamento de lixo orgânico para compostagem ou outros fins, recolha à parte todo o seu lixo orgânico.
2. Recuperar
Já fez a conta aos litros de água que gasta todos os dias? Ainda não? Quando as fizer, perceberá porque é tão importante este verbo. Recuperar é a palavra de ordem do século 21 e, no caso da água, prioritário. A Onu disse em 2009 que em 20 anos faltará água para 60% do mundo, portanto urge uma resposta. Deixamos aqui alguns conselhos, começando pelo início do dia:
Há uns anos surgiu uma peculiar campanha no Brasil com um novo conceito de poupança da água: sugeria que os chichis matinais fossem feitos directamente no duche com a água já a correr, enquanto toma banho. A urina é estéril, portanto é uma boa ideia para evitar uma descarga de sanita que gasta, em média, 12 litros. Pode também fazer como dizia muito bem Dustin Hoffman no filme Meet the Fockers: If it’s yellow, let it mellow, if it’s brown, flush it down!
Para a semana falaremos nestes 2 Res: Reutilizar e Reduzir. O seu trabalho de casa é pensar o que significam estes dois verbos para si, como se definem.
Boa Quarta e Boas Reciclagens!
Deixa o teu comentário